Como calcular material de construção corretamente?


Como calcular material de construção corretamente?

Um dos principais pontos do planejamento de uma obra é saber como calcular material de construção corretamente. Porém, a maioria das pessoas ignora um pouco essa parte.

Seja para obra grande ou pequena, saber fazer a gestão de materiais é bastante importante. Afinal, ela é o que determina o quanto você irá gastar com essa construção.

Para te auxiliar, preparamos um post para te mostrar como calcular material de construção corretamente. Portanto, continue acompanhando e veja algumas dicas essenciais para a sua obra ser eficiente e econômica. Boa leitura!

Veja como calcular material de construção corretamente

Quando a obra é grande, normalmente é realizada por construtoras. Portanto, pode-se concluir que essas empresas já saibam como calcular material de construção.

No entanto, quando as pessoas realizam reformas em sua casa, geralmente, possuem esse obstáculo. Mas, fique tranquilo! Confira abaixo algumas dicas para você fazer a sua obra sem gastos excessivos:

1 – Conte com o auxílio de profissionais especializados

Parece óbvio, mas não é. Afinal, quando a obra é pequena, muitas pessoas costumam se aventurar a mestre de construção é dar um jeitinho aqui e outro ali.

No entanto, acabam não sabendo como calcular material de construção corretamente. Portanto, é necessário ter o apoio de um especialista para conduzir a sua obra!

Além de garantir a precisão e qualidade da obra, eles vão saber como calcular material de construção corretamente. Portanto, a sua obra ficará pronta no prazo certo e sem o risco de fazer gastos demais.

2 – Faça o cálculo por área

O grande problema das pessoas que se arriscam a fazer uma obra é comprar o material que seja “a conta”. Porém, esse é um grande risco em caso de acontecer algum tipo de imprevisto.

Ninguém que comprar material de construção a mais e nem correr o risco de faltar algo no meio da obra. No entanto, alguns tipos de itens para a sua reforma ou obra possuem particularidades importantes.

Por exemplo, o tijolo, item essencial para qualquer obra, pode ter um tipo de acidente e quebrar. É uma tragédia quando isso acontece, né?

Então, como calcular material de construção? O ideal é fazer esse cálculo por área construída! Por exemplo, verifique qual o total de paredes a sua obra terá antes de realizar a compra dos tijolos. Mas faça isso sem descontar as portas e janelas.

Portanto, sabendo a altura e largura correta desse tipo de material, será mais fácil saber a quantidade necessária que você irá precisar para realizar a sua obra. Assim será para todos os outros materiais que você irá utilizar.

3 – Calculando a armadura de aço

Para definir o tipo de armação usando em sua obra, é importante fazê-lo no estágio estrutural da construção. Caso você não saiba, essas armações de aço podem ser compradas prontas. Porém é necessário que o seu projeto seja compatível com as medidas padrões que existem no mercado. É de 12 centímetros.

Portanto, se o seu projeto utilizará armações prontas, não tem necessidade de saber como calcular material de construção. Isso será definido pelo engenheiro especialista.

No entanto, caso esse não seja o seu caso, é importante calcular a metragem linear por tipo e diâmetro. Ao encontrar o valor, divida por 12, que é a medida padrão do mercado.

4 – Usando simuladores digitais

Com a tecnologia cada vez mais avançada, hoje em dia é possível contar com a ajuda de simuladores digitais. Portanto, eles irão te auxiliar a como calcular material de construção corretamente.

Esse cálculo é feito com alta precisão nesses tipos de ferramenta. Porém, alguns são softwares específicos para especialistas. No entanto, existe no mercado diversos sites e aplicativos que são usados por pessoas que não possuem tanta habilidade no assunto.

5 – Fazendo o cálculo do concreto

Há uma ferramenta onde você pode calcular o concreto, um material de construção importante. Ele mostra como calcular material de construção corretamente, projetando perfeitamente cada mistura e a quantidade ideal de cimentos e outros produtos.

É um aplicativo simples, de interface fácil de ser utilizada e voltada pra pessoas leigas e profissionais. Portanto, atende perfeitamente a demanda de grandes construtoras como de uma obra simples em casa.

No entanto, essa é uma ferramenta exclusiva para o sistema Android. É o aplicativo da Concrete Mix Design.

6 – Realizando os cálculos gerais de uma obra

Outros aplicativos permitem você verificar com precisão a quantidade de cada material que irá gastar em sua obra. São ferramentas fáceis e práticas de serem utilizadas. Porém, para saber como calcular material de construção corretamente, é necessário ter a metragem certa da sua obra.

Veja as opções de ferramentas que podem te auxiliar em sua construção:

  • ConstruCalc;
  • ConstruFácil;
  • Reforma Simples;
  • M² Obras;
  • 50+ calculadoras de construção.

Como você viu, há várias ferramentas hoje em dia para facilitar a sua obra. Portanto, como calcular material de construção corretamente ficou sendo uma função mais simples. Isso porque a tecnologia se tornou uma aliada das pessoas que não possuem o devido conhecimento técnico para tal função.

Porém, no caso de dúvidas, é imprescindível contar com o apoio de uma profissional especializado. Aliás, ao realizar qualquer tipo de obra, por mais simples que seja, o ideal é que ela seja executada por um especialista!

O investimento pode ser mais alto, no entanto, ele vai saber como calcular material de construção com precisão. Dessa forma, você terá uma obra concluída dentro do prazo, com eficiência e sem gastar muito!

Outro ponto importante é, utilize sempre materiais de construção de boa qualidade. Afinal, não adianta nada comprar um tijolo, por exemplo, de marca ruim e ter prejuízo posteriormente.

Portanto, fique atento quanto as melhores marcas de produtos para a sua obra. Sabendo qual utilizar, é mais fácil saber como calcular material de construção corretamente sem gastar com excesso.

Agora que você já sabe como calcular material de construção corretamente, já sabe onde comprar tudo o que precisa? É importante escolher também o local! Portanto, conte com a Tudo Pra Obra para te ajudar!

Acesse aqui o nosso link e confira!

 

 

 

 

Artigos - Construção
Panton é Pop

Na década de 1960, a era do design pós-moderno surge a proposta de criticar o design modernista e suas concepções. Esse ...

setembro 12, 2020
Como comprar material de construção barato? Siga estes passos

Como comprar material de construção barato? Certamente, construir ou reformar uma residência não é uma tarefa simples, m...

janeiro 15, 2020

Artigos Recentes

mais artigos
dezembro 17, 2019
Como calcular material de construção corretamente?

Um dos principais pontos do planejamento de uma obra é saber como calcular material de construção corretamente. Porém, a maioria das pessoas ignora um pouco essa parte.

novembro 10, 2019
Piso quente ou piso frio? Qual é a melhor escolha?

A casa está ficando lindo, já tomou forma e agora é a hora de decidir qual reve...

outubro 05, 2019
Os 6 materiais que não podem faltar na sua construção dos quais você normalmente se esquece.

Depois de uma lista enorme de materiais, você ainda descobre que falta muita co...

Por Matheus Avila
setembro 23, 2019
10 dicas de como decorar apartamento pequeno

Se você está prestes a morar num apartamento pequeno e não tem ideia de como de...

Por Maria Cecília
setembro 19, 2019
Conheça os principais tipos de fundação na construção civil

Não é surpresa alguma que a fundação é a parte mais importante de uma construçã...

Por Matheus Avila