Conheça os principais tipos de fundação na construção civil


Não é surpresa alguma que a fundação é a parte mais importante de uma construção, afinal de contas, é literalmente nela que toda sua construção irá “nascer”. Assim sendo, conhecer os tipos de fundações na construção civil é importante não apenas para profissionais da área, mas para qualquer um que pense em começar a construir desde uma simples casinha até o mais alto dos edifícios.

Antes de passarmos para os tipos de fundações na construção civil, é importante que realmente destaquemos o quão importante uma fundação é. Durante uma obra, a etapa que mais carece de atenção, cuidado, e até mesmo investimento pesado é justamente a sua fundação. Para que você possa entender o quão importante é uma fundação, acompanhe este pequeno fluxograma.

A laje transfere todas as suas cargas provenientes para as vigas -> As vigas, por sua vez, transferem as cargas recebidas da laje para os pilares -> Os pilares, que recebem as cargas das vigas transfere essas mesmas cargas para a fundação -> A fundação não têm mais ninguém para quem transferir estas cargas (“do chão não passa”) sendo assim necessária apoiar-se no chão e sustentar todo o peso da estrutura sem titubear.

A fundação é tipo a última fronteira, é ela quem irá suportar todo o peso de sua construção, ou seja, é ela quem merece a maior atenção possível em uma obra. Uma fundação mal feita pode, literalmente, levar a baixo toda uma construção.

Todos os tipos de fundações na construção civil

“Mas há muitos tipos de fundações na construção civil?” Sim, muitos!

Cada tipo de fundação é melhor para um tipo específico de projeto, e saber qual fundação é a melhor depende exclusivamente do engenheiro responsável pelo projeto.

Para isto o engenheiro irá avaliar as particularidades da obra, levando em consideração sua funcionalidade, e as particularidades presentes no solo em que a obra será realizada. O estudo do solo é importantíssimo para definir qual o tipo ideal de fundação para aquela obra.

Entretanto, de maneira resumida, nós podemos dividir as fundações em dois tipos: rasas e profundas.

As fundações rasas são mais utilizadas, e indicadas, para obras de pequeno porte, tais como casas populares, pequenos comércios, entre outros. Seus tipos mais comuns são: Sapata Isolada, Sapatas Associadas, Viga Baldrame, Sapatas Corridas, Blocos de Fundação e Radier.

Já as fundações profundas são indicadas para grandes construções, sendo que, como seu próprio nome já induz, sua profundidade mínima é de 3 metros. Cada um dos tipos de fundações profundas que citaremos a seguir possui suas próprias particularidades, sendo que dependem exclusivamente das condições do solo para sua empregabilidade. As fundações profundas mais utilizadas são: Estacas de deslocamento, Estacas pré-moldadas, Estacas Metálicas, Tubulões (e dentro de tubulões há vários tipos diferentes) e Caixões.

O engenheiro responsável realmente possui uma gama de possibilidades na hora de escolher a melhor fundação para sua obra, isso só aumenta sua responsabilidade. Saber escolher a fundação correta, não a mais barata, não a mais cara, mas a correta, é aquilo que diferencia um bom profissional de um amador.

Artigos - Construção Artigos - Curiosidades

Artigos Recentes

mais artigos
dezembro 12, 2019
Dicas para realizar a sua obra com qualidade e baixo custo

Provavelmente você está à procura de dicas para realizar a sua obra com qualidade e baixo custo, estou certo? Principalmente no Brasil, manter a qualidade pelo menor preço nem sempre é uma tarefa simples.

outubro 05, 2019
Os 6 materiais que não podem faltar na sua construção dos quais você normalmente se esquece.

Depois de uma lista enorme de materiais, você ainda descobre que falta muita co...

Por Matheus Avila
setembro 23, 2019
10 dicas de como decorar apartamento pequeno

Se você está prestes a morar num apartamento pequeno e não tem ideia de como de...

Por Maria Cecília
setembro 18, 2019
Qual a vantagem da madeira na construção civil?

É de conhecimento geral que estruturas de concreto são as mais comuns no Brasil...

Por Matheus Avila
setembro 16, 2019
Conheça as 5 tendências de cores para 2020

Passou meses vendo seu sonho sendo construído e agora que está em pé chegou a h...

Por Maria Cecília