Qual a diferença entre o engenheiro e o arquiteto?


Diferença entre engenheiro e arquiteto

Atualmente costuma haver muita confusão entre ambas as profissões, fazendo com que muitas vezes as pessoas acabem achando que se trata da mesma coisa. Mas você sabe dizer qual a diferença entre o engenheiro e o arquiteto?

Pois sem problemas, nós estamos aqui justamente para esclarecer de uma vez por todas qual a diferença entre o engenheiro e o arquiteto!

A diferença entre o engenheiro e o arquiteto

De uma maneira simples e direta? O arquiteto desenvolve aquilo que será feito, enquanto o engenheiro resolve como aquilo será feito. Ainda não ficou muito claro para você? Sem problemas, para a maioria das pessoas também não, mas a gente te ajuda.

A maioria das pessoas têm certa dificuldade em separar as áreas, elas costumam pensar que é tudo a mesma coisa, para quem é engenheiro já deve ter ouvido mais de uma vez que o cliente precisa dele para “desenhar a casa dos sonhos”, enquanto para os arquitetos o comum é ouvirem que o cliente precisa de ajuda para “construir a casa dos sonhos”. Mas na realidade é justamente o contrário.

É claro que as funções do engenheiro e do arquiteto são vastas, ambos possuem um enorme leque de possibilidades, mas, para entendermos melhor essa divisão, vamos focar no trabalho de ambos dentro da mesma obra.

Vamos supor que você tenha um lote e queira construir a casa dos seus sonhos nele, quem você deve chamar, o arquiteto ou o engenheiro? Se você respondeu “Ambos”, então já começou bem! Mas, ao menos inicialmente, quem poderá lhe ajudar mais aqui é o arquiteto.

O arquiteto é o profissional capacitado para dar forma ao seu sonho. É ele quem irá avaliar o seu terreno, com relação a tamanho, inclinações, incidência de sol, etc, unir tudo isso a como você deseja sua casa e começar a desenhar o esboço dela. Eis que então você já tem a planta de sua casa em mãos, que foi devidamente desenhada pelo arquiteto, e agora?

Agora é a hora que o engenheiro entra em cena. Com o projeto arquitetônico em mãos, o engenheiro começará a desenvolver o projeto estrutural e tudo o mais que ele precisa para começar a obra. Ou seja, é o engenheiro que irá tirar o projeto do papel.

Mas então qual o melhor?

Outra pergunta bem comum, e aconselhamos a nunca fazê-la na presença de um arquiteto e um engenheiro a menos que queira causar uma guerra, mas a verdade é que não há um melhor entre ambos.

Ambas as competências são necessárias na hora de realizar uma obra, se você abrir mão de uma em função de outra pode acabar tendo problemas futuros.

Então o melhor aqui é ter a sua disposição ambos, tanto o arquiteto quanto o engenheiro, e saber o momento certo de contactar cada um deles, sem exigir de algum uma função que na verdade é do outro, do contrário você receberá apenas um olhar indignado e um singelo: “Mas não é bem essa a minha função!”.

 

Artigos - Curiosidades
Panton é Pop

Na década de 1960, a era do design pós-moderno surge a proposta de criticar o design modernista e suas concepções. Esse ...

setembro 12, 2020
Como comprar material de construção barato? Siga estes passos

Como comprar material de construção barato? Certamente, construir ou reformar uma residência não é uma tarefa simples, m...

janeiro 15, 2020

Artigos Recentes

mais artigos
dezembro 12, 2019
Dicas para realizar a sua obra com qualidade e baixo custo

Provavelmente você está à procura de dicas para realizar a sua obra com qualidade e baixo custo, estou certo? Principalmente no Brasil, manter a qualidade pelo menor preço nem sempre é uma tarefa simples.

dezembro 17, 2019
Como calcular material de construção corretamente?

Um dos principais pontos do planejamento de uma obra é saber como calcular mate...

novembro 10, 2019
Piso quente ou piso frio? Qual é a melhor escolha?

A casa está ficando lindo, já tomou forma e agora é a hora de decidir qual reve...

outubro 05, 2019
Os 6 materiais que não podem faltar na sua construção dos quais você normalmente se esquece.

Depois de uma lista enorme de materiais, você ainda descobre que falta muita co...

Por Matheus Avila
setembro 23, 2019
10 dicas de como decorar apartamento pequeno

Se você está prestes a morar num apartamento pequeno e não tem ideia de como de...

Por Maria Cecília