Vamos falar de cores?


Você pode gostar de cores claras, outros podem preferir os tons neutros, alguns os tons vibrantes, mas o fato é que todas as pessoas se sentem menos ou mais atraídas por cores, nuances, tonalidades específicas e é sempre bom aprender a usá-las de forma coerente e assertiva.

E essa não é uma tarefa muito fácil.

Determinar a cor predominante em um ambiente, sua combinação com outros matizes, ou a simples repetição de tonalidades, vai falar muito sobre a personalidade do ambiente e o que ele pretende transmitir como resultado final de composição. As cores contribuem efetivamente para personalidade do ambiente.

Combinações simples, rebuscadas, neutras, saturadas, analogias e contrastes serão determinantes para, junto a composição e ao mobiliário, identificar o estilo dos que habitam (no caso de ambientes residenciais) e o estilo dos que usufruem (em ambientes comerciais), pois o ser humano se aproxima daquilo que lhe atraí por identificação ou por curiosidade.

E aí encontramos a grande dicotomia profissional na hora de colorir. Pretendemos criar identificação ou pretendemos direcionar comportamento.

Sim, pq o ser humano escolhe cor fisiologicamente por identificação (gosta sem explicação necessária) ou por necessidade (precisa para determinado estímulo de seu organismo), e é aí que entra a visão e sensibilidade profissional para que o ambiente projetado além de belo seja eficiente na característica de utilização a que se propõe.

Colorir é arte.

Arte essa que demanda técnica, que demanda estudo, e por fim, e não menos importante, muita sensibilidade; para que a composição, resultante das escolhas do profissional, esteja totalmente adequada ao uso e ao convívio daqueles que usufruirão do espaço, seja trazendo o conforto necessário, seja estimulando o usuário a reações e objetivos que só o autor conhece.

Artigos - Decoração de Interiores
Panton é Pop

Na década de 1960, a era do design pós-moderno surge a proposta de criticar o design modernista e suas concepções. Esse ...

setembro 12, 2020
Como comprar material de construção barato? Siga estes passos

Como comprar material de construção barato? Certamente, construir ou reformar uma residência não é uma tarefa simples, m...

janeiro 15, 2020

Artigos Recentes

mais artigos
dezembro 12, 2019
Dicas para realizar a sua obra com qualidade e baixo custo

Provavelmente você está à procura de dicas para realizar a sua obra com qualidade e baixo custo, estou certo? Principalmente no Brasil, manter a qualidade pelo menor preço nem sempre é uma tarefa simples.

setembro 23, 2019
10 dicas de como decorar apartamento pequeno

Se você está prestes a morar num apartamento pequeno e não tem ideia de como de...

Por Maria Cecília
setembro 16, 2019
Conheça as 5 tendências de cores para 2020

Passou meses vendo seu sonho sendo construído e agora que está em pé chegou a h...

Por Maria Cecília
setembro 28, 2019
Conheça as 5 curiosas tendências em Decoração de Interiores para 2020

Está planejando as mudanças na decoração? Então conheça as 5 curiosas tendência...

Por Maria Cecília
setembro 18, 2019
Qual a vantagem da madeira na construção civil?

É de conhecimento geral que estruturas de concreto são as mais comuns no Brasil...

Por Matheus Avila